terça-feira, maio 29, 2007

B.

A B. nasceu há quase um ano. Faltam cerca de 60 dias.

Foi o melhor que aconteceu na minha vida. Mesmo com tudo o que envolve, o que ela envolve, e que me envolve a mim, sempre, esteja ou não perto dela.


A educação dela preocupa-me e procuro fazer o melhor que posso e sei. Mesmo agora, quando a B. chama "Bu" à Bloo e ri-se com o canino que afinal não o é. Vejo a educação dela fora do âmbito familiar como fundamental para a formação. Dela e minha, para ver o que mudou, se alguma coisa mudou.

Hoje já não há reguadas e isso deixa-me feliz. Não há o perigo de os erros nos ditados serem contados por outras tantas reguadas. Assim, a B. não precisa de estar sentada na carteira, feliz por ter levado calças de ganga onde pode esfregar as mãos, aquecê-las e iludir a dor.

Espero que, quando a B. entrar na escola pelo primeiro dia, ainda tenha professores motivados, que a estimulem, mais do que a aprender, a compreender. Que façam dela, como eu procuro fazer, a melhor pessoa do Mundo.

Espero que a B. ainda tenha uma escola onde não precisa de chegar às 7h30 e sair às 19h30, mesmo não estando em aulas, só porque uma qualquer ministra, que daqui a cinco anos não será, espero, a mesma, decidiu que a escola onde ela andará é para fechar.


Espero que os salários dos professores do ensino básico deixe de ser pago pelas autarquias - como vai passar a ser -, para que eles não estejam dependentes de orçamentos minúsculos, que variam consoante o município. Para que possam, os professores, ensinar a B. a Ser e não apenas a Estar.

To B.

3 comentários:

Margarida disse...

Como me disse um amigo que admiro muito, "por enquanto as oportunidades deles dependem de nós; e as dos filhos deles dependerão de nós e das deles; e é um ciclo que nunca mais pára e é importante que não pare".
:)B. conta comigo!

elsa. disse...

Espero q mais do que ensinar a B. a Ser, a possam ensinar a pensar para agir, e a agir para mudar ;)

elsa. disse...

ah, e pode nao ser um canino, mas disfarça bem :) pelo menos no que concerne às marcas que deixa..