sexta-feira, fevereiro 20, 2009

Dilema?

Esta seria uma análise correcta e existiria um verdadeiro dilema se o PS fosse um partido de esquerda. Neste momento, o poder nas mãos do PS ou PSD é, basicamente, o mesmo. Se o PSD ganhasse as eleições, não seria o regresso da direita ao poder, mais sim a continuidade da direita no poder. O que já ficou claro é que, no que respeita ao PCP, a disposição para assumir lugares de poder sempre foi manifestada, desde que para isso não seja necessário o Partido abdicar de princípios que considera fundamentais para uma sociedade melhor. O poder pelo poder, é claro que o PCP não quer.

quarta-feira, fevereiro 18, 2009

Serviço Público

Como o silêncio dos media formais - e, incompreensivelmente, da blogosfera mais visitada -, continua em relação aos despedimentos na Controlinveste, vale a pena ir visitando o espaço do Hélder Robalo para estar minimamente actualizado.

No dia daquela espécie de flash mob que decorreu no Porto, ouvi um trabalhador, que julgo ser gráfico, dizer qualquer coisa como:

"Com esta idade já é difícil encontrar trabalho, mais ainda quando o patrão que me despede é dono de 80 por cento do mercado".

E onde está a AdC? E a ERC?

António Aleixo - 110 anos

A esmola não cura a chaga;
Mas quem a dá não percebe
Ou ela avilta, que ela esmaga
O infeliz que a recebe.
A ninguém faltava o pão,
Se este dever se cumprisse:
- Ganharmos em relação
Com o que se produzisse.
Tu, que tanto prometeste
Enquanto nada podias,
Hoje que podes – esqueceste
Tudo quanto prometias…

terça-feira, fevereiro 17, 2009

Prioridades

Ontem, o maior - não o mais plural - espaço de debate da televisão pública discutia o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Hoje entra em vigor o novo Código Laboral.

Post it: À mesma hora, um canal do cabo passava um filme com a Salma Hayek. E eu, que sou um gajo com prioridades, vi de relanço as meias roxas da Fernanda Câncio e fiquei colado no Hollywood.

quinta-feira, fevereiro 12, 2009

O obreiro do Concelho

Lê-se no Matosinhos Hoje que Narciso Miranda considera necessário "retomar o rumo em áreas como a juventude, o urbanismo ou o ordenamento do território". Quem o diz é o próprio.
O mesmo autarca que permitiu a construção do Paço da Boa Nova, do Alto da Boa Nova - empreendimentos separados da Petrogal por uma avenida - e do complexo Entre Quintas, umas torres gigantes que saem do meio das árvores da Quinta da Conceição e da Quinta de Santiago.

Há muunta falta de memória... Na política, nos políticos...

quarta-feira, fevereiro 11, 2009

O sol brilhará pra todos nós!

Sócrates anuncia linha de crédito para pagar painéis solares. Boa. Ficamos desempregados, mas com um painel solar. Como o vamos pagar? Logo se vê...

Só com a intervenção de Jerónimo de Sousa no debate quinzenal de hoje se começou a falar de Economia. Até então, o que decorreu foi um lavar de roupa suja lamentável.

Estratégia de 2008 em 2009 - Portugal Seguro

Esta estratégia apresentada ontem pelo MAI é um belo exercício de cópia em relação à outra, apresentada em Março de 2008.

Por muitos vídeos de propaganda que façam...

terça-feira, fevereiro 10, 2009

PPC-PSD

O título parece ser inevitável. Lá se vai o PPD-PSD que Santana Lopes, naquele jeito meloso de conquistador tuga, apregoava no palanque - e lá se vai, também, Santana Lopes?
É cada vez mais evidente que só Pedro Passos Coelho trará paz ao PSD. Marques Mendes não foi corrido, foi sendo corrido; Menezes foi mesmo corrido e Ferreira Leite é tudo menos uma líder. E só não é corrida pelo estatuto que tem dentro e fora do PSD.

Menezes, o tal que ia ficar calado depois das eleições, tem maior visibilidade agora do que quando liderava o PSD, em que cada gás que soltava se tornava num assunto em torno da sua credibilidade e capacidade de liderança.

Para além do que dizem o especialista em PCP, Pacheco Pereira e o prof. da Nação, Marcelo, os militantes do PSD ainda não perceberam que o seu partido só terá paz interna quando ceder à vontade de elementos externos. Passos Coelho soube rodear-se das pessoas certas - ou as pessoas certas escolheram-no a ele, não sei bem.

Mas a projecção mediática que tem só se compreende com uma nova preparação do terreno para ser de novo candidato. E, se não ganhar, ficará tudo na mesma, nem que o líder do PSD seja o Papa.

Tu queres ver que vamos ter noivado?

Parece que os bispos estão reunidos em Fátima para falarem sobre o casamento de homossexuais...

domingo, fevereiro 08, 2009

Ui, se fosse no PCP...

Joana Amaral Dias ficou de fora da lista para a mesa nacional do Bloco.

A apoiante de Mário Soares é assim corrida do órgão decisor nacional da esquerda tolerante.

sexta-feira, fevereiro 06, 2009

Juntar forças?

Começa hoje o congresso do Bloco, que espalhou pelos principais centros urbanos do país outdoors sob o lema "juntar forças". Percebe-se que a enorme manta de retalhos que é o BE, com uma política de agregar tudo o que mexe fora de partidos, tenha um lema como aquele.

De onde vem o dinheiro para este tipo de propaganda política - outdoors -, é uma incógnita, tendo em conta os baixos índices de militância que são apontados numa das moções que será derrotada, mas isso é outra história.

Como é sabido, eleições legislativas e autárquicas têm dinâmicas diferentes e os factores que levam as populações a votar neste ou naquele candidato para o poder local são bem diferentes. Por isso, há situações pontuais em que as coligações podem existir. Aconteceu entre o PS e a CDU em Lisboa; com o PS e o BE em Lisboa.

No concelho de Matosinhos as autárquicas serão uma batalha difícil e a seguir com toda a atenção e interesse, tendo em conta a entrada de Narciso Miranda em campo, como independente. Em Leça da Palmeira, o actual presidente da Junta não será candidato do PS, já que se aproximou do "senhor de Matosinhos".

Com a dispersão de votos, estariam reunidas as condições para analisar a possibilidade de coligações. Mas com quem?

A Assembleia de Freguesia de Leça reúne ordinariamente quatro vezes por ano. Entre 2006 e 2008 ocorreram, portanto, 12 assembleias ordinárias. O eleito do Bloco faltou a 6, mais a sessão solene do 25 de Abril, sem nunca nomear o segundo da lista para estar presente.

Juntar forças com quem? Com quem não está?

quinta-feira, fevereiro 05, 2009

Mohammed Santos Saeed Al-Sahhaf Silva

"Eu cá gosto é de malhar na direita e gosto de malhar com especial prazer nesses sujeitos e sujeitas que se situam de facto à direita do PS. São das forças mais conservadoras e reaccionárias que eu conheço e que gostam de se dizer de esquerda plebeia ou chique".

Este sujeito que escreve declara desde já que se diz de esquerda plebeia. Pronto.

Não é que o que diz Mohammed Santos Saeed Al-Sahhaf Silva mereça grande importância. Desde aquele tristemente célebre eposódio de Trás-os-Montes que o que sai daquela boca é em tudo semelhante ao que sai por outros orifícios corporais, mas com menos consistência.

Seguiu-se a comunicação do cidadão Santos Silva, na Assembleia da República, em relação à campanha negra contra o nosso primeiro.

Agora temos esta questão do malho. Confesso que nunca me senti malhado, muito menos por este ministro. Ah! Ainda bem que a ausência de vontade de discutir questões internas não partiu da esquerda plebeia, se não, Mohammed Santos Saeed Al-Sahhaf Silva estaria já aos urros a clamar contra a falta de democracia. Assim, está tudo bem...

quarta-feira, fevereiro 04, 2009

Pensamento do dia

Se não é mentira que o CDS se assume como muleta do PSD em Lisboa, não é menos verdade que também o justiceiro Sá Fernandes foi bengala para o BE nas últimas autárquicas.

segunda-feira, fevereiro 02, 2009

Viver para contá-la

Há poucas coisas que podem fazer sorrir alguém que acordou às seis da manhã, fez três horas de viagem a conduzir e ainda parou a meio para trocar um pneu.

Mas ler o título deste post e o comentário do caro Pedro Correia, confesso, fez-me sorrir.

Sempre Há Sexta!

E pronto. Porque nem só de segundas-feiras vive um homem, a partir de hoje vou lembrar que Sempre Há Sexta e, até lá, tudo há-de melhorar.

K's Choice & Skin