sexta-feira, novembro 16, 2007

SEI!

"Sei que pareço um ladrão,
Mas há outros que eu conheço,
Que sem parecer o que são,
São aquilo que eu pareço"

terça-feira, novembro 13, 2007

O velho problema de género da igreja católica

Segundo o bispo das Forças Armadas "há mulheres que vão para o exército para fugir ao desemprego".

As mulheres são danadas!

segunda-feira, novembro 12, 2007

El Expresso, e olé!

O Expresso deste sábado estava, particularmente, rico em informação. Para além da interessante entrevista com o atarefadíssimo Ribau Esteves, pude encontrar ainda uma abertura de página onde fiquei a saber que "seis dos sete presidentes de junta de CDU em Santarém estão ao lado de Luísa Mesquista; que o PCP ficou fora dos convites de Carvalho da Silva no lançamento do seu livro, e, no editorial, há ainda uma referência ao PCP para criticar o reconhecimento do Partido sobre os pontos positivos da Revolução de Outubro.

Pormenor: Semana em que foi aprovado o Orçamento de Estado.

Detalhe: Cinco linhas de uma coluna na última página para registar que Jerónimo de Sousa esteve presente na inauguração de uma rua com o nome de Álvaro Cunhal, em Coimbra.

Post it:

A Petrogal voltou hoje a assustar, em Leça da Palmeira. Mais umas explosões e uns fumos.

Nada a que a população de Leça não esteja habituada. Tenho é algumas dúvidas da adaptação dos que compraram as casas milionárias no Paço da Boa Nova, a 200 metros da refinaria, numa zona em que, à partida, era proibido construir, por dois motivos:

A proximidade da praia e a violação da distância de segurança da refinaria que o então presidente da autarquia do lado de lá da ponte assegurou que ia fechar.

Detalhe: Quer-me parecer que Fernando Rocha, um dos ilustres que escreve no Bússola, já fazia parte do executivo camarário que aprovou a construção do complexo habitacional de luxo. Era interessante, da parte dele, um post sobre este assunto.

Pormenor: Quem vive no Paço tem uma vantagem. Pode aproveitar a piscina no terraço para ter uma vista única sobre os incêndios.


Ah, e um rei mandar calar um Presidente de um país ex-colonizado merece um enorme olé para os tiques colonialistas dos vuestros hermanos.

Será assim que ele trata Zapatero?

quarta-feira, novembro 07, 2007

Tentação

O título é nome de um filme português, bem menos falado e blogado do que o Corrupção.

Era mais ou menos um filme, com guião mais do que previsto, o que se esperava ontem na Assembleia da República, na apresentação do Orçamento de Estado para 2008.

Basicamente, a discussão das linhas que definirão o andamento do Estado, no próximo ano, ficou reduzida a uma luta homem-a-homem, responsabilidade dos próprios e com a enorme conivência da esmagadora maioria dos Órgãos de Comunicação Social.

Caíram na tentação de empolar um regresso ao passado em que só se alteraram os lugares dos oradores.

Quanto ao Orçamento, muito pouco foi referido. O Big Brother do menino-guerreiro e do engenheiro por correspondência levou a melhor sobre o que realmente importa aos portugueses.


POST-IT 1

Descansemos. Pacheco Pereira já disse ontem que não lhe faz diferença que seja criado um Museu a Salazar em Santa Comba. Mesmo sendo inconstitucional, vamos manter calma. Pacheco Pereira "não se importa nada".

POST-IT 2

Valha-nos esta boa notícia.

segunda-feira, novembro 05, 2007

NEE, SEE

Hoje, a Comunicação Social está a divulgar que os alunos com Necessidades Eductaivas Especiais (NEE) estão a ficar sem apoios para que possam frequentar as aulas.

Dão o exemplo de Viseu, em que oito, numa escola, deixaram de ter condições para ir à escola, devido à falta de auxiliares. Curioso. Há uns meses, não muitos, penso que foi o Secretário de Estado da Educação (SEE), Valter Lemos, que anunciou que o número de terapeutas -ocupacionais, da fala e outros - a trabalhar nas escolas ia duplicar, precisamente, para pôr cobro a estes casos.

Não só não é verdade, como é bem mais grave. A verdade é que não só não há terapeutas, como o apoio prestado a estes alunos é, na esmagadora maioria dos casos, feito através de auxiliares, sem a formação adequada para este tipo de serviços.

Há um exemplo mesmo aqui ao lado. Na Escola Secundária da Boa Nova, em Leça da Palmeira, há dois ou três alunos com NEE. Não há terapeutas e, como o número de auxiliares é insuficiente, para que seja prestado apoio a esses alunos, na deslocação, nas idas ao quarto-de-banho, na mudança de fraldas, etc., são as funcionárias, a.k.a. auxiliares, que fazem esse serviço. Sem formação e sem condições.

Ah! Como é evidente, como não há auxiliares suficientes, sempre que há necessidade de prestar apoio a estes alunos, os blocos ficam sem qualquer funcionário, durante o tempo necessário.

P.S.: No dia 17 de Outubro, um dia antes da colossal Manifestação da CGTP, a escola pediu à DREN - Direcção Regional de Educação do Norte - pelo menos mais um funcionário, para pôr cobro a esta situação.
A DREN assegurou que, em 24 horas, no dia 18, portanto, o caso estava resolvido.

Não está.

POST-IT

elsa. said...
Mais grave do que o número de terapeutas não ter duplicado, é o facto do número de professores e educadores destacados para dar apoio aos alunos com NEE ter sido reduzido sensivelmente para metade. Manter os alunos na escola sem os apoios? Assegurar uma integração apenas física e com condições muito aquém das desejadas? É isto que é preconizado na integração e inclusão dos alunos com NEE?

sexta-feira, novembro 02, 2007

A norte, nada de novo

Um novo blog apareceu pronto a fazer estragos. Não gosto. Em primeiro lugar, porque o mote está errado. A bússola aponta sempre o norte, mas não aponta só o Porto.

Até agora, salvo uma ou duas honrosas excepções, o blog limita-se a ser mais uma arma de arremesso politico-clubístico.

Uns doem-se com a dores da bola, outros doem-se com as dores da bola...

É só mais uma extensão, não do Porto nortenho, mas do Porto portista, que os ilustres teimam em confundir. O ataque ao "Corrupção", o filme, é só mais uma vertente da confusão que lhes vai na alma.

Que o filme não presta, que não tem valor, blábláblá. Ok, pode ser verdade. Não sei, não estou a pensar em ir ver o filme.

O que me parece evidente é que a esmagadora maioria dos que vão ver, levam já uma ideia pré-concebida, para um lado ou para outro, e isso torna as apreciações mais apaixonadas do que apaixonantes.

De resto, dos 32 posts, 11 envolvem o FC Porto, directa ou indirectamente.

É pena. Há, naquele blog, uma série de gente ilustre, com obrigação de fazer muito melhor pelo norte.

Repetições

Hoje, que tanto se fala no estatuto do aluno, nas faltas, na retenção ou na falta dela, não se fala nos exames.

Somos um povo de baldas, de malta que só gosta de facilidades, e eu também.

Se não é assim, como é possível que as vítimas da Casa Pia tenham reprovado nos exames dos peritos que lhes foram feitos e vão ter de repeti-los?

Para isto a ministra não olha... Por mim está tudo reprovado!