segunda-feira, novembro 05, 2007

NEE, SEE

Hoje, a Comunicação Social está a divulgar que os alunos com Necessidades Eductaivas Especiais (NEE) estão a ficar sem apoios para que possam frequentar as aulas.

Dão o exemplo de Viseu, em que oito, numa escola, deixaram de ter condições para ir à escola, devido à falta de auxiliares. Curioso. Há uns meses, não muitos, penso que foi o Secretário de Estado da Educação (SEE), Valter Lemos, que anunciou que o número de terapeutas -ocupacionais, da fala e outros - a trabalhar nas escolas ia duplicar, precisamente, para pôr cobro a estes casos.

Não só não é verdade, como é bem mais grave. A verdade é que não só não há terapeutas, como o apoio prestado a estes alunos é, na esmagadora maioria dos casos, feito através de auxiliares, sem a formação adequada para este tipo de serviços.

Há um exemplo mesmo aqui ao lado. Na Escola Secundária da Boa Nova, em Leça da Palmeira, há dois ou três alunos com NEE. Não há terapeutas e, como o número de auxiliares é insuficiente, para que seja prestado apoio a esses alunos, na deslocação, nas idas ao quarto-de-banho, na mudança de fraldas, etc., são as funcionárias, a.k.a. auxiliares, que fazem esse serviço. Sem formação e sem condições.

Ah! Como é evidente, como não há auxiliares suficientes, sempre que há necessidade de prestar apoio a estes alunos, os blocos ficam sem qualquer funcionário, durante o tempo necessário.

P.S.: No dia 17 de Outubro, um dia antes da colossal Manifestação da CGTP, a escola pediu à DREN - Direcção Regional de Educação do Norte - pelo menos mais um funcionário, para pôr cobro a esta situação.
A DREN assegurou que, em 24 horas, no dia 18, portanto, o caso estava resolvido.

Não está.

POST-IT

elsa. said...
Mais grave do que o número de terapeutas não ter duplicado, é o facto do número de professores e educadores destacados para dar apoio aos alunos com NEE ter sido reduzido sensivelmente para metade. Manter os alunos na escola sem os apoios? Assegurar uma integração apenas física e com condições muito aquém das desejadas? É isto que é preconizado na integração e inclusão dos alunos com NEE?

1 comentário:

elsa. disse...

Mais grave do que o número de terapeutas não ter duplicado, é o facto do número de professores e educadores destacados para dar apoio aos alunos com NEE ter sido reduzido sensivelmente para metade.
Manter os alunos na escola sem os apoios? Assegurar uma integração apenas física e com condições muito aquém das desejadas? É isto que é preconizado na integração e inclusão dos alunos com NEE?