segunda-feira, julho 30, 2012

Começou a campanha em Matosinhos

Abriu a caça ao poleiro em Matosinhos. A declaração surgiu na conta de Narciso Miranda no Twitter em dia de aniversário do ex-presidente da CMM. Está dado o pontapé de saída. E mais alguns.




Clica para ver a foto.

sexta-feira, julho 13, 2012

segunda-feira, julho 09, 2012

mailto: Lusófona - A saga continua


A Universidade Lusófona respondeu ao meu pedido de informação, o que é de louvar. No entanto, não foi suficientemente esclarecedor:

"Caro Ricardo Santos,

Obrigada pelo seu contacto e interesse na ULP.

A legislação permite a qualquer candidato que reúna as condições de ingresso ao ensino superior, requerer a creditação de competências profissionais.

Poderá concorrer a Educação Física e Desporto pelo regime para maiores de 23 Anos  e, ficando apto a ingressar, poderá apresentar o dossier de candidatura à creditação de competências profissionais ou adquiridas.

O dossiê de candidatura à “Avaliação e Creditação de Competências Profissionais ou Adquiridas” incluirá os seguintes documentos:
a) Requerimento segundo o modelo em curso;
b) Curriculum vitae segundo “modelo europeu”, a que deve anexar-se uma descrição exaustiva de cada uma das funções e tarefas profissionais exercidas com relevo para o processo em apreço;
c) Declarações comprovativas, emitidas pela(s) entidade(s) empregadora(s), com identificação das funções, posição e período de execução das mesmas ou, quando não for possível entregar a declaração da entidade empregadora, comprovativo de desconto para a segurança social e descrição pelo próprio, da função, posição e período de tempo a que respeita;
d) Certificados ou outros comprovativos de Formação realizada;
e) Cartas de referência;

Este processo será analisado então pela Comissão Científica da Licenciatura.

Disponível para qualquer esclarecimento que julgue necessário.

Cumprimentos,

SB"


Cara SB,


Permita-me, antes de mais, agradecer a resposta ao meu contacto. Na verdade, não. Começo antes por pedir desculpa pelo português utilizado no primeiro email, que terá levado a que a sra. dra. pensasse que eu apenas posso candidatar-me à Universidade Lusófona através do programa maiores de 23 anos.


Quanto à resposta que me enviou, necessito de alguns esclarecimentos, por culpa minha, que não terei sido suficientemente claro, fruto da minha fraca formação académica, que não me permite expressar melhor.
Temos um problema de comunicação, no que concerne aos ponto b, c e d). Eu referi expressamente que não tenho qualquer currículo profissional na área de Desporto e Educação Física. Tenho apenas currículo pessoal, o mesmo que o senhor que agora consta nas manchetes. Recordo que ser deputado não é profissão, logo, a actividade profissional não terá sido levada em conta pelo menos num dos 89 casos que sucederam na Universidade Lusófona. E eu gostava de ser o número 90, que é redondinho. Foi nesse pressuposto que efectuei o contacto com a Universidade Lusófona, pois pretendo concluir a licenciatura, no máximo, em 14 meses. Informo ainda que frequentei o primeiro ano do curso de Línguas e Relações Internacionais da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, pelo que gostaria de saber quais as equivalências de que poderei usufruir aquando da minha transferência para a Universidade Lusófona, para além das que terei devido à minha experiência e currículo pessoais.


Repare que nem faço questão de conhecer os professores que me darão a licenciatura. 

Peço especial atenção para o meu pedido, uma vez que o motivo que leva a querer licenciar-me é para fazer um gosto aos meus pais, que sempre quiseram que eu fosse doutor, nem que seja à pressão. A verdade é que eles nunca o disseram, mas eu sei que sim.


Rogo assim que revejam com atenção o primeiro email que enviei, e não me respondam com o modelo standard que utilizam para quem os contacta com mais de 23 anos.


Com os melhores cumprimentos,


Ricardo M Santos


ps: Acrescento ainda que frequento o ginásio diariamente.

ps2: Tenho uma irmã hipocondríaca que é capaz de reconhecer qualquer medicamento pelo princípio activo ou nome comercial das diferentes marcas. É licenciada em Línguas e Secretariado pelo ISCAP. Peço assim que me informem se a Universidade Lusófona possui algum curso de medicina e quais as equivalências que a senhora minha irmã poderá ter. Tendo em conta que se trata de curso de Medicina, julgo que poderemos estender o prazo de licenciatura e mestrado até 20 meses.

domingo, julho 08, 2012

Democracia e censura*


Já está. As eleições para a concelhia de Matosinhos e da distrital do Porto do PS decorreram com toda a normalidade. Por entre mensagens intimidatórias oriundas dos aliados do presidente da Câmara até vidros partidos, carros vandalizados e “militantes” que já não o são mas que continuam, como que por mistério, a ser contactados para irem votar de cada vez que há o circo, perdão, o ciclo eleitoral, há de tudo, como na farmácia.

Pode ser que, agora, os responsáveis pelo concelho possam ter algum tempo para tratarem daquilo para que foram eleitos, se não for pedir muito, e se sobrar algum tempo, depois das inaugurações de fachada para “militante” ver.

Faz lembrar o PS nacional, que continua sem tempo para política e preso no seu labirinto, a recolher cacos dos anos de Sócrates: entre a conivência com o pacto de agressão do FMI e a violência das suas abstenções.

Daí o incómodo do PS – mais acentuado que o incómodo do governo – com a moção de censura apresentada pelo PCP. É um problema para o PS ter de censurar o governo sabendo que, se fosse governo, fazia o mesmo que Passos Coelho.

*Publicado originalmente no jornal Notícias de Matosinhos

sexta-feira, julho 06, 2012

mailto: Universidade Lusófona (II)

A minha mensagem foi encaminhada para os serviços de acesso da Lusófona

Clica na imagem para ampliar.


Aprendei. Vale sempre a pena tentar.

quinta-feira, julho 05, 2012

mailto: Universidade Lusófona

Bom dia, 

Ouvi nos últimos dias que existe na vossa instituição a possibilidade de concluir uma licenciatura no período de um ano mediante apresentação de currículo profissional. Ora, conto actualmente 29 Primaveras - espero que me perdoem a não adopção do acordo ortográfico, mas, se for absolutamente essencial, comprometo-me a fazê-lo - dizia eu, conto actualmente 29 Primaveras, 20 das quais passadas em actividade física constante, interrompida apenas entre 2000 e 2002, salvo erro, mas o rigor das informações parece que não é condição fundamental para que possa ingressar na vossa licenciatura.


Sendo verdade que nunca fui atleta profissional, não é menos verdade que a licenciatura que agora está nas manchetes também não inclui qualquer currículo profissional, porque ser político não é profissão. Nestes termos, informo que fui campeão nacional e distrital de futsal na categoria de infantis e regional na categoria de iniciados, dos quais possuo diplomas certificados. Pelo meio, joguei futebol de 11 no SC Senhora da Hora e no FC Perafita. Pratiquei ainda andebol no Leça FC durante cerca de seis meses, como guarda-redes, mas uma bolada na cara, num remate da ponta esquerda, frente ao Infesta, deixou-me desmotivado e abandonei a modalidade.

Entretanto, praticava já Kung Fu na variante Wu-Shu, tendo sido campeão regional na categoria de pesos-leves, em 1999, modalidade que interrompi e retomei anos depois, perfazendo um total de sete anos de experiência comprovada. Era-nos ministrado também Tai Chi, armas tradicionais chinesas e defesa pessoal. Actualmente, pratico Muay Thay, modalidade que abracei, parece-me em 2009 - data a confirmar.

Julgo que, com este currículo, reúno as condições para concluir a minha licenciatura no período de um ano lectivo, mediante pagamento de propinas.


Rogo assim que esta mensagem seja enviada ao Digníssimo Reitor da Universidade Lusófona bem como ao departamento que coordena as licenciaturas em Educação Física.


Grato pela atenção dispensada e com a certeza de que em breve receberei resposta da parte de Vossas Excelências,

Subscrevo-me, com os melhores cumprimentos,

Ricardo M Santos


Clique para ampliar.