quinta-feira, novembro 02, 2006

Frases e factos

"É preciso aproveitar ao máximo os estudos, estudar muito, fazer os deveres, fazer um esforço para ser inteligente, para ter êxito (...) caso contrário, acaba-se enfiado no Iraque".

Foi esta frase de John Kerry que fez com que os conservadores tomassem as dores dos soldados e acusassem o senador de ter insultado as tropas americanas. Mas até que ponto não será verdade?

O recrutamento de soldados nos EUA faz-se, muitas vezes, porta a porta, nos bairros e zonas mais degradados e problemáticos. Assim, aproveitando o elevado nível de abandono escolar, que também se deve ao modelo educacional norte-americano, responsáveis do exército acenam com regalias e futuros promissores aos jovens menos esclarecidos. Da mesma forma que era feito durante a guerra do Vietname.

Até que ponto é mentira que são os jovens menos formados que integram as fileiras do exército norte-americano?

No entanto, sem retirar alguma razão ao senador John Kerry, há um perigo maior para que não estuda muito... Pode chegar a presidente dos EUA!

1 comentário:

Ruanita disse...

Hoje, mais 14 militares do exército português deixaram as suas familias e a sua terra para integrar a missão "reconstruir o Libano". Um deles disse à jornalista da RTP que ia sentir saudades de casa mas quando regressasse iria ser "mais melhor bom!" Devia ser dos nervos...