domingo, maio 16, 2010

A democracia do pensamento único

Economia - 18ª Edição

Samuelson e Nordhaus

Prefácio, Ponto 3,

"Pequeno é melhor":

"Em cada etapa, questionávamos se o material era necessário para compreensão pelos estudantes da economia do século XXI (...) A agricultura, os sindicatos e a economia marxista foram reduzidos para dar lugar à economia do ambiente, à economia de rede, aos ciclos económicos reais e à economia financeira".

Portanto, num dos livros obrigatórios para algumas áreas do ensino universitário - espaços anteriormente conhecidos como centros de reflexão, de avanço ideológico e de importantes lutas contra o fascismo - decidiram os autores reduzir a atenção dada ao pensamento divergente onde, curiosamente, se encontram algumas das respostas para a os problemas económicos actuais: Na produção nacional, que terá de renascer após ter sido destruída pelo liberalismo, pelo capitalismo selvagem da UE, pela organização dos trabalhadores em sindicatos, que não permitam dar mais passos atrás em relação aos avanços civilizacionais conseguidos às custas do sangue de milhares de outros explorados.

Nem um passo atrás. O que o sistema nos tira, teremos de procurar nos meios alternativos, na internet, nos livros, lendo e relendo o que os processos de luta revolucionária dos Povos nos ensinaram ao longo dos séculos.

A luta está aí!

1 comentário:

Anónimo disse...

Pleno de acordo. Estamos num período crucial do futuro do nosso país que necessita de toda a mobilização popular. Corre-se o risco de ficarmos sem nada do que foi conquistado no último século pela luta dos trabalhadores.
Miguel de Leça da Palmeira