"É preciso aproveitar ao máximo os estudos, estudar muito, fazer os deveres, fazer um esforço para ser inteligente, para ter êxito (...) caso contrário, acaba-se enfiado no Iraque".
Foi esta frase de John Kerry que fez com que os conservadores tomassem as dores dos soldados e acusassem o senador de ter insultado as tropas americanas. Mas até que ponto não será verdade?
O recrutamento de soldados nos EUA faz-se, muitas vezes, porta a porta, nos bairros e zonas mais degradados e problemáticos. Assim, aproveitando o elevado nível de abandono escolar, que também se deve ao modelo educacional norte-americano, responsáveis do exército acenam com regalias e futuros promissores aos jovens menos esclarecidos. Da mesma forma que era feito durante a guerra do Vietname.
Até que ponto é mentira que são os jovens menos formados que integram as fileiras do exército norte-americano?
No entanto, sem retirar alguma razão ao senador John Kerry, há um perigo maior para que não estuda muito... Pode chegar a presidente dos EUA!
«Privatize-se tudo, privatize-se o mar e o céu, privatize-se a água e o ar, privatize-se a justiça e... a lei, privatize-se a nuvem que passa, privatize-se o sonho, sobretudo se for diurno e de olhos abertos. E finalmente, (...) privatizem-se os Estados, entregue-se por uma vez a exploração deles a empresas privadas, mediante concurso internacional. Aí se encontra a salvação do mundo... e, já agora, privatize-se também a puta que os pariu a todos» José Saramago - Cadernos de Lanzarote
Sem comentários:
Enviar um comentário